Por que o SD-WAN é o sucessor natural da WAN tradicional?

As redes WAN existem há algumas décadas, mas vêm sendo substituídas por redes SD-WAN, que é uma rede WAN definida por software. Em uso há mais de 55 anos, as redes de longa distância (WAN) foram desenvolvidas para conectar áreas separadas por distâncias significativas e permitir que escritórios localizados em diferentes localidades pudessem se comunicar mais facilmente.

Com o tempo, essas redes se tornaram mais complexas e caras, já que as empresas não apenas conectam escritórios, mas também precisam acessar infraestruturas baseadas na nuvem, data centers e funcionários remotos.

O resultado é um só: as empresas passaram a buscar uma tecnologia mais moderna e barata, que garanta a conectividade desejada com a aplicação de camadas extras de segurança cibernética. No entanto, para entender por que o SD-WAN está tomando o lugar da WAN é necessário compreender como cada uma delas funciona, seus benefícios e diferenças entre as abordagens.

O que é a WAN e como ela funciona?

A WAN tradicional, como citado acima, conecta locais distantes ou redes locais por meio de uma infraestrutura de rede de TI, voz e dados baseada em roteadores e redes privadas virtuais (VPNs).

As soluções WAN dependem de dispositivos de hardware e, normalmente, combinam conexões públicas e privadas. Esse tráfego é roteado por meio da tecnologia Multiprotocol Label Switching (MPLS), introduzida no começo dos anos 1990, permitindo que o tráfego de voz, vídeo e dados em uma rede sejam priorizados.

Como utiliza dispositivos de hardware para a comunicação, o gerenciamento e a escalabilidade se tornam processos muito complexos, sendo realizados manualmente. Apesar disso, a implementação de uma WAN tradicional ainda tem espaço em algumas situações, oferecendo alguns benefícios:

Segurança

A WAN tradicional conta com um alto nível de segurança, já que os pacotes de dados só podem ser acessados por meio do link MPLS de destino. Além disso, os equipamentos e linhas dedicadas são utilizados por uma única empresa, garantindo sua privacidade.

Confiabilidade

Da mesma forma, por utilizar uma combinação de circuitos dedicados e a tecnologia MPLS, a WAN tradicional oferece maior confiabilidade, fornecendo uma baixa latência, disponibilidade de largura de banda alta e evitando a perda de pacotes.

Gerenciamento

A WAN tradicional oferece previsibilidade de tráfego, que pode ser gerenciado e moldado para priorizar o controle sobre o roteamento, por exemplo, para realizar uma videoconferência sem delays ou travamentos. Entretanto, qualquer alteração precisa ser realizada manualmente.

Embora a WAN forneça alguns benefícios, ela também tem limitações que exigem maior investimento das equipes de TI no planejamento, configuração, gerenciamento e segurança. Como depende fortemente do uso de hardware, isso também cria desafios de escalabilidade, exigindo implementação e configuração manual e profissionais com habilidades específicas para o gerenciamento e configuração de políticas de dados.

Além disso, o próprio uso de MPLS tem outras limitações, não sendo adequado para aplicativos em nuvem ou sofrendo com a falta de suporte por parte de ISPs e operadoras de telecomunicações.

O que é o SD-WAN e como funciona?

A rede de longa distância definida por software (SD-WAN) utiliza alguns elementos da WAN tradicional, como a tecnologia MPLS, combinando-os com serviços de transporte mais modernos, como os serviços de banda larga ou 5G, para criar uma rede virtual. A rede, então, pode ser gerenciada, priorizada, roteada e monitorada por software.

Para garantir mais segurança, o SD-WAN utiliza o protocolo de tunelamento, que envolve encapsular o pacote de dados dentro de outro pacote para transportá-lo para outra rede, além de contar com criptografia de rede e firewall. Além disso, monitora ativamente o tráfego para selecionar a rota ideal para o envio de cada pacote.

O SD-WAN permite que as políticas de dados da empresa sejam aplicadas no envio de pacotes e se adapte às mudanças na rede automaticamente, exigindo uma mínima intervenção manual, ajudando a reduzir interrupções ou lentidão na rede. Além disso, oferece os benefícios:

Gerenciamento mais simples

O SD-WAN conta com gerenciamento centralizado, reduzindo a complexidade de configuração, já que a rede pode ser monitorada em um único local, com as regras sendo criadas ou atualizadas em tempo real.

Maior capacidade de largura de banda

Como utiliza recursos baseados na nuvem, as rotas se tornam mais dinâmicas, permitindo que a equipe de TI adapte a infraestrutura de acordo com as condições da rede, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente.

Escalabilidade

Da mesma forma, por utilizar a nuvem, a equipe de TI consegue lidar com o aumento de tráfego ou utilização de dispositivos adicionais com maior facilidade. As conexões SD-WAN podem ser ampliadas ou reduzidas de acordo com a demanda, sem depender da disponibilidade de MPLS.

Custos reduzidos

Criar conexões MPLS pode ser caro para a maioria das empresas. O SD-WAN minimiza a necessidade de uso da tecnologia e utiliza serviços de banda larga, DSL, 4G e 5G para garantir a conectividade e largura de banda necessários, reduzindo os custos significativamente.

Segurança aprimorada

O SD-WAN fornece maior visibilidade e controle em relação às atividades de rede. Isso permite aos profissionais de segurança a identificação proativa de possíveis ameaças de segurança. A tecnologia também facilita a configuração de redes privadas virtuais (VPNs), segmentando a rede para reduzir o impacto de ataques cibernéticos e auxiliando na resposta e recuperação.

O SD-WAN, apesar dos benefícios, é fortemente dependente da integridade da infraestrutura subjacente para garantir maior desempenho e confiabilidade. Da mesma forma, os recursos de segurança do SD-WAN não são integrados, mas são um complemento.

Por que substituir a WAN tradicional pelo SD-WAN?

Apesar de o Gartner estimar que 70% das organizações irão implantar a SD-WAN até 2026, a resposta à questão acima vai depender da situação atual da organização e seus objetivos futuros. Uma empresa de pequeno porte, com poucos escritórios em outros locais, talvez se beneficie dos elementos de segurança e priorização de tráfego fornecidos pela WAN.

Mas se os negócios forem baseados na nuvem e operam em vários locais, não importando o porte da empresa, a escalabilidade, o desempenho e a facilidade de gerenciamento do SD-WAN o colocam como sucessor natural da WAN, permitindo a construção de uma rede que apoie a estratégia de transformação digital da organização e possíveis expansões futuras.

Exatamente por isso, pensar em migrar de uma rede WAN para a SD-WAN exige uma avaliação da infraestrutura de rede da organização e de suas necessidades atuais e futuras, além de entender as limitações que a própria tecnologia oferece.

A Interatell pode auxiliar nesse processo de avaliação e compreensão dos recursos e capacidades necessárias para a implementação do SD-WAN na sua empresa. Entre em contato e saiba como utilizar cargas de trabalho ativas em vários locais, mover recursos entre sites de forma transparente e escalar sua rede de forma inteligente e gerenciável.