Como as empresas podem conquistar um alto desempenho em redes

As empresas estão conquistando um alto desempenho em redes. É isso que a Cisco descobriu em seu relatório 2024 Global Networking Trends Report. Para chegar a essa conclusão, a empresa entrevistou 2050 profissionais de TI de 13 países para entender suas estratégias de investimento, arquiteturas de rede e capacidades que devem, nos próximos anos, transformar o desempenho das redes.

No relatório, a Cisco identificou que os métodos de pagamentos digitais já ultrapassaram o uso de dinheiro. Impressoras 3D estão ampliando sua atuação e se tornando peça fundamental na cirurgia de implantes e a inteligência artificial está permitindo que pessoas com deficiência visual consigam enxergar por meio de um telefone conectado a uma rede.

Isso deixa claro como o mundo digital impacta nas vidas das pessoas e empresas, criando uma dependência cada vez maior por experiências digitais e físicas no dia a dia. Isso fica claro no 2024 Global Networking Trends Report, que demonstra como o investimento em rede para transformar experiências digitais e os benefícios conquistados pelas empresas estão interconectados.

O relatório também destaca como os investimentos feitos pelas empresas permitem alcançar um alto desempenho em redes e quais seus resultados nos últimos 12 meses. Os mais de 2 mil profissionais de TI apontam para o aumento do monitoramento das principais métricas de negócios: aumento da satisfação dos clientes e dos funcionários, melhorias na eficiência operacional e crescimento dos negócios entre os principais resultados alcançados.

Qual o caminho para alcançar alto desempenho em redes

A pressão enfrentada pelos profissionais de TI para alcançarem um alto desempenho em redes, otimizando o fornecimento de experiências digitais, não para de crescer. Para isso, arquiteturas de rede estão cada vez mais complexas e espalhadas pelas diversas multiclouds disponíveis entre vários fornecedores. Além disso, os profissionais de TI também precisam lidar com riscos de segurança cibernética mais comuns, com o aumento da demanda por novos tipos de aplicativos e cargas de trabalho, forças de trabalho e infraestrutura extremamente distribuídas.

Esses desafios atuam em conjunto com o uso de vários sistemas de gerenciamento separados ou integrações ad hoc que gerenciam campus, filiais, WAN, data center e arquiteturas multicloud, afirmam mais de um terço dos entrevistados.

Isso torna a identificação e resolução de um único problema de rede uma operação extenuante, principalmente à medida que os profissionais de TI precisam lidar com vários sistemas de gerenciamento alternadamente.

O problema é tão grave, que alguns dos entrevistados admitem não possuir integrações de ecossistema de rede orientadas por API, significando que o gerenciamento atua de forma independente e ineficiente.

Entretanto, de acordo com o relatório, após lidar com soluções pontuais implementadas rapidamente para atender às necessidades dos usuários durante a pandemia, alguns pontos positivos começam a aparecer.

Os entrevistados também deixaram claro que utilizar uma plataforma equivale à simplicidade de ter em um único lugar softwares, políticas, APIs abertas, telemetria avançada e automação.

E isso fica claro nas respostas coletadas. 72% dos profissionais de TI afirmaram que suas empresas irão adotar uma plataforma de rede para lidar com um ou mais domínios de rede nos próximos dois anos. Com 36% deles esperando escalar todos os domínios de rede.

Desafios pelo caminho

Apesar do crescimento detectado pelo estudo da Cisco, alcançar um alto desempenho em redes não é simples. Implementar e gerenciar essas experiências digitais e garantir pleno funcionamento, e em escala, apesar de ser uma prioridade para a TI, pode encontrar dificuldades pela frente.

Para 41% dos entrevistados, fornecer confiabilidade de serviço para garantir experiências previsíveis e consistentes para os usuários ainda exigirá melhorias no futuro. Um dos fatores citados para isso é a falta de visibilidade dos caminhos completos da rede, afirmaram 35% dos profissionais de TI, que se sentem prejudicados para garantir a experiência digital esperada e para alcançar resiliência digital em infraestruturas de rede próprias e de terceiros.

Ameaças digitais estão disparando

Com as experiências digitais e a rede aumentando, as ameaças digitais seguem pelo mesmo caminho. Para 40% dos profissionais de TI, os riscos de segurança cibernética são sua principal preocupação e isso irá impactar na estratégia de rede nos próximos 12 meses. Para combater essas ameaças, os entrevistados citam algumas ações.

Cerca de 50% dos entrevistados citaram a integração de processos, tecnologias de rede e segurança como seus principais investimentos para os próximos dois anos. Logo depois aparece a migração de mais ferramentas de segurança para a nuvem, com o fim de proteger a infraestrutura e a força de trabalho distribuídas com maior eficiência.

O crescimento da inteligência artificial (IA)

Para as empresas que lutam contra a falta de recursos e automação para as tarefas básicas, a IA traz uma promessa de alívio. Tanto que, para apenas 5% dos entrevistados, suas equipes estão preparadas para fornecer as inovações necessárias para orientar a estratégia de negócios, melhorar a satisfação dos clientes e otimizar as operações.

Nos próximos dois anos, 60% dos profissionais de TI esperam implementar a automação preditiva habilitada por IA em todos os domínios, tornando o gerenciamento mais eficiente e simplificando as operações para alcançar um alto desempenho em rede.

E os planos de atualização do data center para garantir o rendimento e escalabilidade que atendam às necessidades da IA devem incluir, para 56% dos profissionais de TI, o uso da Ethernet aprimorada. Já para 59%, a simplificação das operações de rede com AIOps está nos planos para os próximos dois anos.

Como a Interatell pode ajudar sua empresa a alcançar um alto desempenho em rede?

A Interatell tem como principal objetivo levar a evolução com o desenvolvimento da tecnologia para empresas de todos os setores. Ou seja, acompanhar as novidades do mercado tecnológico, fechar parcerias com os principais players e garantir produtos de qualidade e usabilidade sempre atualizados e seguros.

Isso siginifica ter a tecnologia como solução. Tanto que os especialistas da Interatell, certificados e aptos para levar a melhor experiência ao cliente, atendem o seu negócio em um ciclo completo. Entre em contato e conheça nossas soluções.